Projetos

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

CENTRO EDUCACIONAL DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES SANTA RITA


ÍNDICE

Identificação----------------------------------------------------------------------------2
Objetivos  ------------------------------------------------------------------------------2
Finalidades-----------------------------------------------------------------------------2
Princípios-------------------------------------------------------------------------------3
Valores ---------------------------------------------------------------------------------3
Princípios de Gestão----------------------------------------------------------------3
Princípios Pedagógicos-------------------------------------------------------------4
Política Institucional------------------------------------------------------------------4
Política da Educação Profissional------------------------------------------------4
Função Social da Unidade---------------------------------------------------------4
Relação Escola/Família/Comunidade-------------------------------------------5
Prática Pedagógica-------------------------------------------------------------------6
Proposta Pedagógica----------------------------------------------------------------6
Perfil dos Alunos do Curso Técnico----------------------------------------------8
Organização Didática----------------------------------------------------------------9
Regimento Escolar-------------------------------------------------------------------9
Avaliações------------------------------------------------------------------------------9
Aproveitamento dos Estudos-----------------------------------------------------12
Freqüência dos Alunos------------------------------------------------------------12
Freqüência dos Professores e Reposição de Aulas-----------------------12
Atividades Extraclasses e Trabalhos Interdisciplinares-------------------12
Estágio Supervisionado-----------------------------------------------------------13



1- IDENTIFICAÇÃO
O  CENTRO EDUCACIONAL DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES SANTA RITA, está localizada à rua  Dílson Martins no Bairro Santa Rita - Augustinópolis -TO, mantida pela própria Empresa aqui denominada, norteará todo o seu trabalho por este Projeto Político Pedagógico, nos termos da legislação em vigor.

2- OBJETIVOS 
O CENTRO EDUCACIONAL DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES SANTA RITA, objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalidade de acesso, permanência e sucesso,   do compromisso com a qualidade de ensino/aprendizagem e da qualificação de profissionais na área da saúde.
O Centro  Educacional de cursos profissionalizantes  Santa  Rita é uma instituição democrática, está aberta e em sintonia com as necessidades e mudanças sociais e educacionais. Tem sempre por objetivo a formação de pessoas éticas, ativas flexíveis e criativas, capazes de acompanhar a rápida evolução do mundo. Segue os princípios humanistas, considerando os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver.

3- FINALIDADE
         CENTRO EDUCACIONAL DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES SANTA RITA, tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, ministrar o Curso Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança no Trabalho, observando  a legislação e as normas especificamente aplicáveis.
       O Centro Educacional, oferecerá aos seus alunos serviços educacionais na área da Saúde com base nos princípios emanados das Constituições Federal e Estadual, do Conselho Federal e Estadual de Saúde e Educação.
A partir do compromisso de atuar em função das necessidades educacionais atuais, desenvolveu ações buscando uma interação e uma compreensão mais efetiva para a construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico da Unidade, buscando permanente melhoria de qualidade do ensino oferecido.
            A dinâmica e as ações da direção, do pessoal de apoio técnico e pedagógico, professores e funcionários buscam princípios de gestão e pedagógicos na definição das políticas institucionais e na definição dos objetivos para solidificar a posição da escola como entidade formadora de cidadãos e profissionais aptos a interagir de forma positiva na sociedade.

4- PRINCÍPIOS
·         Reconhecer nossas responsabilidades como instituição de ensino;
·         Preparar o cidadão para o convívio social, para o mundo do trabalho e para estudos posteriores;
·         Promover o bem estar geral da sociedade e dedicar-nos ao desenvolvimento da cultura; do conhecimento e do uso da novas tecnologias.
·         Honrar o compromisso com as políticas do CEE-TO, buscando o aprimoramento contínuo.

5- VALORES
·         Nossos educandos são o foco principal de tudo o que fazemos, representam o resultado de nossos esforços;
·         A qualidade da educação oferecida deve ser nossa prioridade;
·         Nosso corpo funcional (professores e funcionários) é a origem de nossa qualidade; Ele gera a inteligência da nossa instituição e determina nossa reputação e longevidade.

6- PRINCÍPIOS DE GESTÃO
  • Valorizar o corpo funcional permanentemente;
  • As decisões devem ser frutos de um processo participativo e transparente;
  • Os setores administrativos são meios facilitadores das ações pedagógicas;
  • A conduta ética deve permear todas as relações dentro e fora da CECPSR;
  • A prática da qualidade deve ser fundamentada na persistência do corpo funcional.

6.1- PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
  • Liberdade com responsabilidade para o aluno, enquanto sujeito do processo educativo;
  • Valorização do trabalho docente, considerando os professores como agentes facilitadores do processo ensino aprendizagem;
  • Melhoria sistemática da qualidade do ensino.

7- POLÍTICA INSTITUCIONAL
A compreensão dos múltiplos conhecimentos desenvolvidos ao longo das etapas educacionais deve propiciar as condições necessárias para uma aprendizagem motivadora, significativa, capaz de gerar no educando a capacidade de compreender e intervir na realidade.

7.1- POLÍTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
O ensino profissional deverá contextualizar competências e habilidades , visando significativamente à ação profissional. A associação da teoria e da prática há de favorecer uma qualificação técnica atualizada e adequada à formação de um técnico capacitado para atuar de forma autônoma ou de ser inserido com êxito no mercado de trabalho. 

8- FUNÇÃO SOCIAL DA UNIDADE
A escola é uma instituição de ensino com responsabilidades sociais e está comprometida com a construção de uma sociedade justa e igualitária. Está inserida em um contexto social de mudanças e carências, não é uma instituição neutra ou isenta de responsabilidades, busca com apoio da comunidade e de outras instituições, atender as necessidades de formação e qualificação profissional do cidadão.
            Todo educando, tem o direito de, ao freqüentar a escola, apropriar-se crítica e criativamente do saber universal acumulado e sistematizado, para compreender que essa forma predominante de estar, ver e fazer o mundo, é apenas uma das formas possíveis, organizada de um modo que vem favorecer o processo de humanização.
            Passar pela escola deve significar, então, ter domínio da cultura e do instrumental teórico-prático. Resultando na apropriação de conhecimentos, habilidades e competências significativas para não só participar da sociedade, mas principalmente, ser atuante e determinante no processo de transformação.
            Contudo, a escola por si só não forma cidadãos, deve preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam se formar e construir sua cidadania. É uma instituição que sofre a influência do meio, portanto não é neutra, mas resultante da totalidade de atos, ações e valores.

9- RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA/COMUNIDADE
O CENTRO EDUCACIONAL DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES SANTA RITA,   entendendo que a relação com a família e a comunidade é fator primordial para o fortalecimento das ações pedagógicas através do exercício da cidadania, da democracia, da flexibilidade e da intervenção do meio em seu processo, promove atividades de interação como:
·         Participação dos alunos em projetos de ação e cidadania;
·         Participação dos alunos em atividades culturais e de lazer em outras escolas e Universidades (como olimpíadas, jogos, feiras etc...);
·         Participação e promoção de feiras, congressos, eventos, divulgando assim as ações desenvolvidas na Unidade;
·         Participação em ações beneficentes na comunidade em geral;
·         Visitas técnicas para alunos nas empresas e escolas da região e outros Estados;
·         Atendimento específico para suas demandas;
·         Articulação com as empresas, encaminhando os profissionais para o mercado de trabalho;
·         Palestras ministradas por profissionais ou por técnicos oriundos das empresas para a comunidade escolar, enriquecendo o processo ensino- aprendizagem.

10- PRÁTICA PEDAGÓGICA
A prática pedagógica que norteia as ações do  Centro Educacional de Cursos Profissionalizantes  Santa  Rita, movimenta-se entre as tendências Liberal e Progressista, com ênfase na abordagem crítico-social dos conteúdos, que compreende a questão educacional a partir do desenvolvimento histórico-critico. Identificação das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo suas condições e compreendendo as suas principais manifestações bem como as tendências atuais de transformação.
A conversão do saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares. Provimento dos meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas aprendam o processo de sua produção bem como as tendências de sua transformação. Esta abordagem vai tomando forma, à medida que orienta a educação como aprendizagem crítica do conhecimento: a educação-problematizadora e conscientizadora.
Desta forma a nossa proposta pedagógica enfatiza:
·         A escola como espaço de sistematização do conhecimento;
·         O professor como mediador dos fundamentos técnico-científico;
·         O aluno como sujeito transformador da sociedade;
·         Avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem, com foco nas competências;
·         Exercício da cidadania e do ser crítico.

11- PROPOSTA PEDAGÓGICA
 Sabemos que a escola é um dos espaços de produção do conhecimento e o aluno é participante nesse processo, cabendo a ele responder aos estímulos dados intensamente pela escola para descobrir o novo mundo, que aos poucos vai se abrindo à sua frente.
            Para o curso técnico, enfatizamos a formação de cidadãos e profissionais conscientes e participativos, aptos a compartilhar, agir e interagir no mundo, compreendendo e respeitando a diversidade cultural e ambiental.
            Para atingirmos esses objetivos, utilizamos juntamente com as disciplinas curriculares “Projetos Especiais”, visando à construção do trabalho coletivo, o planejamento, a pesquisa em fontes diversas, a elaboração de sínteses e de apresentações. Nosso ideal é “entregar” o aluno ao mundo exterior pronto para encarar os inúmeros desafios que aparecerem, tendo claro seu plano de vida e sabendo como atingi-lo.
            Buscamos uma educação por meio da qual o aluno responda aos novos desafios da realidade, voltada para o desenvolvimento de suas potencialidades, competências e habilidades. Que possa ampliar os saberes científicos já constituídos e aprenda sobre si mesmo, sobre o outro e sobre o mundo. Que faça uso cotidiano da ética, da ciência, da tecnologia, da comunicação e, em particular, da liberdade, vivenciando ou experimentando de forma especial a solidariedade, a tolerância, a cooperação.
Para viabilizar o ideal educativo, 0 Centro de Cursos Profissionalizante  Santa Rita, considera como principais agentes o professor e o aluno que estão em contínua interação, diálogo e reflexão. O professor atua como mediador e facilitador do processo de aprendizagem, cujo trabalho prioriza conteúdos significativos e contextualizado,s, contribuindo no crescimento do saber de ambos, úteis no exercício da cidadania solidária e das atitudes transformadoras.

11.1 - PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO TÉCNICO
A educação global e a realização profissional e pessoal seguem juntas ao longo de toda a vida. A demanda por ascender a patamares mais avançados no sistema de ensino é visível na sociedade brasileira. Essa ampliação de aspirações decorre, não apenas da urbanização e modernização, conseqüência do crescimento econômico, mas também da crescente valorização da educação como estratégia de melhoria de vida e empregabilidade.
            Os jovens que conseguem concluir Ensino Médio aspiram por melhores padrões de vida e emprego, por outro lado, a demanda para o ensino profissionalizante em nível técnico parte também de segmentos já inseridos no mercado de trabalho que aspiram melhoria salarial e social e precisam ter o domínio de habilidades que permitam assimilar e utilizar, produtivamente, recursos tecnológicos novos em acelerada transformação.
Nossos cursos (Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem, em Segurança do Trabalho e demais a serem autorizados pelo CEE-TO, visam suprir a demanda por profissionais qualificados na Região do Bico do  Papagaio, no Estado do Tocantins.
            Nossa proposta é um curso de qualidade, oferecendo ao aluno subsídios técnicos e sociais para atuar com segurança na área profissional escolhida. Para isso, procuramos sempre estar em dia com as novas tecnologias e aperfeiçoando as formas de atendimento aos nossos alunos.
            Procuramos deixar nossos laboratórios sempre supridos de materiais e equipamentos que facilitem o aprendizado, estando sempre em consonância com o mercado de trabalho.

12- PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO
Analisando a clientela do Ensino Técnico, observamos que 80% são provenientes de cidades da região e 20% da cidade de Augustinópolis, sendo 30% de alunos do sexo masculino e 70% do sexo feminino. A idade apresenta uma grande variação, predominado a faixa etária dos 18 aos 25 anos que representa 48% do total de ingressantes. A renda familiar apresenta por 60% dos alunos varia na faixa de 1 a 3 salários mínimos. O corpo discente possui 75% dos alunos com Ensino Médio Completo e 25% que cursam o Ensino Médio concomitante ao curso profissionalizante. Os alunos que trabalham na área do curso escolhido representam 1% e 99% dos alunos exercem funções em áreas não relacionadas à habilitação escolhida.

12.1- PERFIL DO PROFISSIONAL PRETENDIDO
            Este Centro Educacional Santa Rita, pretende ao longo dos Cursos Técnicos ministrados, capacitar jovens e adultos com competências teóricas e práticas específicas das áreas cursadas, com conhecimentos gerais relacionados ao seu campo de atuação e habilidades comuns ao mundo de sua área profissional para atendimento ao perfil profissional exigido.


13-ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
“O CENTRO EDUCACIONAL DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES SANTA RITA”, está organizado didaticamente com base na legislação que rege a Educação Profissional e no Regimento Escolar, respeitando as peculiaridades que a escola tem quanto a sua clientela, estrutura física, seus recursos humanos (funcionários e docentes) e seu conjunto de equipamentos instalados. Para tanto, apresenta nos itens abaixo as bases de sua organização pedagógica:
·         Calendário Escolar;
·         Divisão de Turmas;
·         Planos de Cursos;
·         Currículos - itinerário formativo;
·         Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico;
·         Plano de Trabalho da Diretoria de Serviços;
·         Planos de Trabalhos dos Professores;
·         Planos de Trabalhos dos Coordenadores dos Cursos Técnicos ;
·         Verificação do rendimento escolar*;
·         Controle de freqüência*;
·         Promoção*;
·         Retenção*.

14- REGIME ESCOLAR
Conforme Regimento da instituição, cumpre procedimentos quanto a(o):
·   Ingresso;
·   Classificação e reclassificação;
·   Matrícula;
·   Aproveitamento de estudos;
·   Cumprimento de progressão parcial;
·   Transferência;
·   Expedição de diplomas e certificados.

15- AVALIAÇÕES
        A avaliação dos alunos será contínua e cumulativa, sendo priorizados os
instrumentos autonomia na aprendizagem, que envolvam atividades realizadas individualmente e em grupo e forneçam indicadores da aplicação, no contexto integradores de conteúdos curriculares e estimuladores da profissional, dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas em situações de pesquisas, visitas, estudos de casos, estudo do meio, estágios profissionais supervisionados e diagnósticos de situações de trabalho real.
Na definição das estratégias e dos instrumentos de avaliação deve-se considerar que parte das competências a serem desenvolvidas diz respeito ao aprendizado de atitudes ou posturas e de conhecimentos e habilidades que freqüentemente se apresentam associados e que requerem uma perspectiva integradora.
Serão definidos critérios especiais para a avaliação das atividades de estágio profissional supervisionado, considerando como um momento privilegiado para avaliar o desenvolvimento do conjunto de competências que se requer dos profissionais de Técnico em enfermagem e Técnico em Segurança do  Trabalho.
Será incluída a auto-avaliação dentre as demais estratégias para que os alunos possam incorporá-la, quando estiverem no mercado de trabalho, como um instrumento de aferição da qualidade do seu próprio desempenho profissional.

15.1-  SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ALUNO
 De acordo com o Regimento Escolar, a avaliação do rendimento em qualquer componente curricular:
1)    será  sistemática,  contínua  e  cumulativa, por meio de instrumentos diversificados, elaborados pelo professor, com o acompanhamento do Coordenador de Área.
2)    deverá incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes situações de aprendizagem, considerados os objetivos propostos para cada uma delas.
            Os instrumentos de avaliação deverão priorizar a observação de aspectos qualitativos da aprendizagem.
As sínteses de avaliação do rendimento do aluno, parciais ou finais, elaboradas pelo professor, serão expressas em menções, conforme definições expressas no Regimento Escolar da Unidade de Ensino.

15.2- PROMOÇÃO E RETENÇÃO 
Será considerado promovido no módulo ou série o aluno que tenha obtido rendimento suficiente em todos os componentes curriculares e freqüência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho escolar, considerando o conjunto dos componentes curriculares.
Será considerado retido no módulo, quanto à freqüência, o aluno com assiduidade inferior a 75% no conjunto dos componentes curriculares.
Será considerado retido no módulo, após decisão do Conselho de Classe, quanto ao rendimento, o aluno que tenha obtido a menção Insuficiente:
I - em mais de três componentes curriculares; ou
II - em até três componentes  curriculares e não  tenha  sido considerado apto pelo Conselho de Classe a prosseguir estudos na série ou módulo subseqüente; ou
III - nas séries/módulos finais em quaisquer componentes curriculares, incluídos os de série(s) ou módulo(s) anterior(es), cursados em regime de progressão parcial.

15.3-  RECUPERAÇÃO CONTÍNUA E PARALELA
            Os alunos são orientados pelos professores a respeito do processo de recuperação de cada componente curricular.
            A Escola adota também a sistemática da recuperação nos finais de semestre, possibilitando maiores condições para que o aluno consiga rever determinadas competências e conhecimentos não assimilados anteriormente.
            Os professores realizam a recuperação utilizando diferentes metodologias, sempre com orientação e supervisão da coordenação de área e coordenação pedagógica.
A Escola oferece aulas de reforço para alunos com dificuldades e desempenho insatisfatório. É ministrada, por professor estagiário ou voluntário, uma aula por dia de segunda à sexta-feira, durante todo o ano letivo. São atendidos alunos do ensino médio e ensino técnico, com ênfase em componentes curriculares da área de exatas (área com maiores índices de aproveitamento não satisfatório).

16-  APROVEITAMENTO DOS ESTUDOS
O aluno poderá solicitar aproveitamento de Estudos e Avaliação de Competências em prazo previsto no Regimento Escolar.
A escola avaliará as competências adquiridas pelo aluno:
1-    em componentes  curriculares   ou   cursos,   concluídos  com aproveitamento e devidamente comprovados, na própria escola ou em outras escolas;
2-    em estudos realizados fora do sistema formal de ensino; e
3-     no  trabalho ou na experiência extra-escolar.

17-  FREQÜÊNCIA DOS ALUNOS
O excesso de faltas pode trazer graves prejuízos ao rendimento escolar. Os alunos são comunicados periodicamente sobre suas as faltas, e quando menor de idade o comunicado é estendido aos pais ou responsáveis. O registro das freqüências é feito em diários de classe que são supervisionados semanalmente pelos coordenadores de área.

18- FREQÜÊNCIA DOS PROFESSORES E REPOSIÇÃO DE AULAS
A Escola orienta aos professores para que cumpram toda a carga horária prevista para seu componente curricular. Em casos de ausências, a Escola adota procedimentos para a reposição das aulas no final de cada período letivo, aos sábados ou no período de recesso escolar. O pagamento do Bônus Mérito trouxe aspectos positivos para a Escola, pois diminuiu sensivelmente o número de ausências, trazendo benefícios para os alunos e para a organização da Escola. 

19- ATIVIDADES EXTRACLASSE E TRABALHOS INTERDISCIPLINARES
O Centro Educacional estimula a realização das atividades extraclasse e dos trabalhos interdisciplinares. Os alunos fazem visitas técnicas em empresas, fábricas, indústrias, hospitais e postos de saúde da cidade; realizam visitas a Feiras especializadas e fazem viagens monitoradas. Além disso, a Escola organiza vários eventos interdisciplinares objetivando aperfeiçoar a formação integral do aluno, como: feiras, exposição tecnológica, gincanas culturais, campeonatos esportivos, organização de festas etc. Esses trabalhos estimulam a prática profissional. Na realização destas atividades, os alunos são sempre acompanhados pelos professores e os menores têm a autorização dos pais.

20-  ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O Estágio é obrigatório em todos esses cursos, no entanto, a Escola orienta os alunos de todos os cursos sobre a importância da realização do estágio supervisionado e das possibilidades de sua inserção no mundo do trabalho.
A Escola conta com um professor orientador de estágios que realiza atendimento individualizado aos alunos/estagiários. O professor orientador divulga os anúncios das ofertas de estágios por meio de murais informativos e diretamente nas salas de aula; está permanentemente em contato com os coordenadores de área com o objetivo de desenvolver um trabalho integrado que contribua para a colocação do aluno no mercado de trabalho, seja por meio do estágio supervisionado ou por contratação formal.